Hub global de startups da Amazônia abre inscrições para negócios de impacto para a floresta
Primeira chamada está aberta até 30 de Junho
Negócios inovadores que utilizem de forma sustentável produtos da biodiversidade amazônica ou com potencial de gerar competitividade para as cadeias sustentáveis podem agora fazer parte de um hub global de startups da Amazônia. A parceria firmada entre Fundação CERTI e Amazon Investor Coalition é uma oportunidade de catalisar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Amazônia, conectado a uma potente rede global de investidores, empresas, indústrias e mentores.
A primeira rodada de inscrições está aberta até o dia 30 de junho e podem participar negócios de diversos setores como alimentos e bebidas, agricultura sustentável e agrofloresta regenerativa, saúde, farmacêuticos, cosméticos, ecoturismo, transporte e logística, tecnologia da informação, energia renovável, mercado de carbono, entre outros. O foco são negócios com perfil inovador, escalável e com potencial de ajudar a manter a floresta em pé. Por meio de inscrição única, startups terão acesso a uma série de benefícios e oportunidades de conexão com investidores, grandes empresas, aceleradoras e parceiros do ecossistema, ganhando visibilidade e aumentando suas chances de alavancar seus negócios. Nesta primeira rodada, trinta negócios inovadores já serão selecionados para participarem do Programa Sinergia, realizado pela Fundação CERTI.
O Sinergia é um programa gratuito, majoritariamente online e voltado para negócios que estão no estágio de aceleração. O programa ocorre em duas fases: na primeira até 30 negócios passarão por um diagnóstico para receber suporte customizado de especialistas, preparação de pitch e oportunidade de apresentação para uma banca de investidores nacionais e internacionais. Na segunda, 15 negócios serão selecionados para um ciclo de quatro meses de fortalecimento, visibilidade, conexão e cinco poderão participar de uma imersão presencial no ecossistema de inovação de Florianópolis. “Sabemos que a jornada empreendedora não é fácil, mas pode se tornar mais acelerada com as conexões e apoios certos. Temos a expertise necessária para ajudar nesse processo e estamos muito confiantes com mais uma rodada do Sinergia, que já trouxe excelentes resultados na primeira edição”, afirma Janice Maciel, coordenadora da iniciativa na Fundação CERTI.
Além do Sinergia, as startups inscritas terão também a chance de serem selecionadas para participarem da 1ª Banca de Pitch para investidores – Candiru Tank – que será realizado durante a Amazon Investor Coalition Summit em novembro. “Iremos colocar negócios inovadores de impacto positivo para a floresta em contato com investidores, filantropos e empresas compradoras interessadas na Amazônia. É a oportunidade de colocar o negócio em destaque no cenário internacional”, comenta Jonah Wittkamper, Co-fundador e CEO da Amazon Investor Coalition. “Estas são apenas as primeiras oportunidades que estarão disponíveis para os negócios participantes. Ao fazer parte do hub, startups passam a ter acesso direto aos nossos programas e de vários outros parceiros do ecossistema da Amazônia”, completa Janice Maciel.
Link de inscrição: http://sinergia.jornadaamazonia.org.br/sinergia/hubstartups/
Fundação CERTI e Amazon Investor Coalition
Em uma parceria estratégica multilateral apoiada pelo governo do Reino Unido por meio do Partnerships for Forests, Fundação CERTI e Amazon Investor Coalition querem contribuir para fortalecer o potencial econômico da Amazônia como a maior bioeconomia positiva para florestas do mundo e líder global em descarbonização.
A Fundação CERTI é uma organização brasileira com 37 anos de experiência no fomento e desenvolvimento de ecossistemas de inovação no Brasil, sediada em Florianópolis/SC, e presente na Amazônia há 20 anos por meio do Instituto CERTI Amazônia. Coordena a Iniciativa Jornada Amazônia, a qual o Programa Sinergia faz parte, voltado para startups em estágio de validação e tração.
A Amazon Investor Coalition é um programa colaborativo do Earth Innovation Institute e do Giving Back Fund, com apoio da NEXUS, uma rede global de investidores de impacto de próxima geração, filantropos e aliados.
Coordenação: